Maquete de Estudo
Esta intervenção contempla 5 áreas do complexo com níveis de operação distintos, entre os quais se destaca o edifício principal da adega para produção do vinho ‘Encostas de Xira’. Com uma pré-existência em condições viáveis para as diversas atividades mas com défice de área operacional, tornou-se urgente reabilitar e ampliar esta zona em que se estabeleceu 3 eixos de atuação: manutenção do edifício atual, nova edificação de ampliação adjacente, definição de acesso para veículos pesados.
No piso superior, a nova Adega constitui-se por um núcleo de sala de provas com vista para o Vale do Tejo e laboratório de pesquisa, com possibilidade de visitas, área de depósito e armazenamento do vinho. No nível inferior, desenvolve-se uma área de apoio à produção para engarrafamento do produto e armazenamento de barricas, pelo que a localização no piso em cave oportuniza um controlo de temperatura e humidade tal como é conveniente.
Em termos de configuração exterior, este novo edifício destaca-se pela materialidade do invólucro de fachadas, em painéis de aço corten, que atribuirá uma presença marcante na encosta.
Vista Frontal
Galeria de Obra