Campo Mártires da Pátria 103

Local

Campo Mártires da Pátria nº103 – Lisboa

Estado

Concluído

Projeto

Outubro de 2017

Obra

Abril de 2020

Área

760m²

Categoria

Reabilitação | Habitação

Fotografia

Francisco Nogueira

Localizado numa praça emblemática de Lisboa, no também denominado Campo Santana, a proposta arquitetónica preserva o desenho da fachada principal com exceção do revestimento pré-existente – azulejos da década de 90 completamente dissonantes. Aqui surgiu a oportunidade de procurar na fábrica de azulejaria tradicional portuguesa ‘Viúva Lamego’ uma nova solução exterior com valor, em que se optou por um padrão neutro, em tom pérola, que conferiu uma distinção muito subtil à fachada.

Todos os projetos desenvolvidos com o Atelier Pedro Carrilho Arquitectos, têm a característica da atenção ao detalhe

- Márcio Cerqueira – Promotor

Fachada Tardoz

Ainda neste contexto, para a fachada tardoz optou-se por uma intervenção mais pronunciada para usufruir da exposição às colinas de Santo André (Sr.ª do Monte) e do Castelo, pelo que se abriu um grande vão central que possibilita uma exposição solar incrível. Por este motivo, a opção óbvia de organização interior foi de colocar as zonas sociais das frações para esta “frente”.

Cozinha

Varanda

“O projeto atual é sempre o mais desafiador e ao qual dedicamos mais atenção e cuidado, e o Real Amoreiras,  também conhecido como Travessa das Águas Livres junto aos Arquitectos, é prova disso!

Todos os projetos desenvolvidos com o Atelier Pedro Carrilho Arquitectos, têm a característica da atenção ao detalhe, que é expressa na metodologia de trabalho e de desenvolvimento do projeto com os clientes.

A importância dos levantamentos prévios, dos trabalhos de detalhamento e das especialidades pela equipe,  que culminam no projeto de execução, acabam sempre por ser expressos nos resultados finais de cada projeto.

Ter a possibilidade de desenvolver cada projeto conjuntamente e de ter os arquitetos a acompanhar e apoiar os mesmos até a entrega final das obras é uma das mais valorosas características. Para nós é muito mais do que um Atelier de Arquitetura, é uma casa com amigos aos quais confiamos o desenvolvimento dos projetos.”

- Márcio Cerqueira – Promotor

Instalação Sanitária

Fiel ao padrão habitacional do edifício pré-existente, manteve-se a tipologia de um apartamento por piso, alterando-se por completo a distribuição funcional das frações. Porque hoje vivemos de forma diferente de há 100 anos, pretendeu-se atualizar o conceito de vivência para os padrões atuais.

Esta reabilitação coloca em destaque um edifício de caráter exclusivamente habitacional, com 5 frações, diferenciado pela qualidade arquitetónica, espaços e materiais.

Fachada Principal

Galeria de Obra

MAIS PROJETOS

Habitação | Reabilitação

Rua Fernando Palha nº39 e 41 - Lisboa

Projeto

Beato

Moradias

Bairro 14, Bom Sucesso, Vau - Óbidos

Projeto

Casa no Váu

Reabilitação | Moradias

Rua Veiga Da Cunha, nº27, Sintra - Lisboa

Projeto

Veiga da Cunha

Reabilitação | Habitação

Avenida da Marginal, nº7079 – Cascais

Projeto

Marginal 7079

Fale connosco

Vamos desenhar o futuro?

Inspirado pelo nosso trabalho?
Teremos o maior prazer em ajudá-lo.