Hall de Entrada
Pretende-se evidenciar os diversos tempos da edificação, sendo estes a construção original que remete para uma estruturação industrial nos pisos 0 e 1; da ampliação à época de 1912 que incluiu o piso 2 e o torreão central na fachada nascente e a nova intervenção de carácter contemporâneo em relação ao piso amansardado e ao volume metálico. Trata-se de um diálogo entre a pré-existência e a proposta contemporânea.
Relativamente ao edifício a reabilitar, a proposta passa por manter o uso exclusivamente habitacional pré-existente, recuperando os elementos decorativos e arquitetónicos de interesse patrimonial que ligam o edifício à época e à história do lugar, de forma a preservar a sua identidade e a autenticidade do lugar, devolvendo-o, assim, à cidade.
Varanda
Instalação Sanitária
Sala
Tendo por objetivo enfatizar o diálogo entre o novo e o existente, optou-se por assumir materialidades e linguagens que correspondam a esta intenção de marcar épocas e distinguir intervenções. No edifício ‘antigo’ elegeram-se materiais e elementos que remetem para a época original, como rodapés decorativos recriando os originais, portadas em relevo trabalhadas e desenho de sancas. Por sua vez, no edifício novo assume-se esta diferenciação e o caráter contemporâneo da intervenção através da utilização de uma ‘pele’ metálica perfurada, que envolve este volume pelo exterior, criando uma dinâmica e um jogo de luzes na fachada. No interior foram criados espaços de caráter contemporâneo, com detalhes minimalistas e soluções inovadoras adequadas à natureza do edifício. Em termos organizativos, definiu-se uma entrada única de acesso ao edifício habitacional, onde se encontra um amplo átrio de distribuição para os pisos superiores e em cave.
Fachada Principal
Galeria de Obra